Um aviso aos usuários na página do Sistema Integrado Municipal (SIM) informa as mudanças de itinerário de quatro linhas de ônibus que tiveram de ser desviadas por causa de buracos nas ruas de Santa Maria. Os problemas atingem mais gravemente a periferia da cidade, onde o transporte público é mais necessário.
Segundo o gerente operacional do SIM, Cristiano Andreta, os itinerários foram alterados porque as vias não oferecem condições de trafegabilidade. As rotas habituais só serão retomadas após melhoria nas ruas que permita que o serviço seja prestado com segurança para os veículos e usuários. Enquanto isso, os passageiros precisam procurar a parada mais próxima.
_ Quando um problema em uma linha é identificado, informamos a Secretaria de Mobilidade Urbana, que envia equipe ao local, verifica a necessidade e autoriza a alteração no itinerário ou desvio _ explica Andreta.
A comunicação com a Secretaria de Infraestrutura, que é a quem compete a manutenção das ruas do município, é feita pela Secretaria de Mobilidade. Segundo o secretário de Mobilidade, Miguel Passini, todos os casos já foram comunicados à Infraestrutura.
A Secretaria de Infraestrutura, por meio da Superintendência de Comunicação da prefeitura, disse, na tarde desta quinta-feira, que já foram feitos reparos nesses locais.
Após o comunicado oficial, o SIM voltou a operar normalmente em apenas uma das linhas afetadas pela falta de trafegabilidade: Campestre do Menino Deus. As demais seguem com suas rotas aletaradas.
Confira quais as linhas tiveram os trajetos alterados:
Corredor Santa Marta e Penitenciária Estadual de Santa Maria
_ Os ônibus estão indo até a penitenciária e retornando pelo mesmo caminho, deixando de fazer o restante do trajeto
Vila Vitória
_ O ônibus não está passando pela Rua Vitório Palese. O novo itinerário no sentido bairro-Centro é pela Rua Elisio Dorneles, Rua Monte Castelo, Avenida Borges de Medeiros, seguindo o itinerário normal
Vila Rossi e Boi Morto
_ Os ônibus não estão passando nas ruas do Distrito Industrial, Bela Vista e Porto Velho. Os novos itinerários são pela BR-158, até o entroncamento com a Rua Florianópolis, retornando pela BR_158